TRT-RJ celebra o Dia Internacional do Respeito aos Idosos

O Subcomitê Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-RJ divulga mensagem em homenagem ao Dia Internacional do Respeito aos Idosos, celebrado nesta terça (1º/10). A data foi criada pela ONU, em 1991, para sensibilizar a sociedade sobre as questões do envelhecimento e a necessidade de cuidados com essa população.


O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), por meio de seu Subcomitê Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, divulga uma mensagem em homenagem ao Dia Internacional do Respeito aos Idosos, celebrado nesta terça-feira (1º/10).


"Hoje, dia 1º de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Respeito aos Idosos. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 para sensibilizar a sociedade sobre as questões do envelhecimento e a necessidade de cuidados e proteção com essa população.


Nessa data tão importante, o Subcomitê Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade vem homenagear todas as pessoas idosas que integram ou participam, de forma direta ou indireta, da existência do TRT do Rio de Janeiro, além de expressar seu compromisso com a conscientização e a sensibilização sobre as necessidades de tão valoroso grupo, que tanto contribui para a constituição de uma sociedade mais justa e democrática.


Aproveitando a oportunidade, o subcomitê apresenta-se e coloca-se à disposição para a construção de caminhos menos sinuosos e despojados de preconceitos e na valorização da vivência e da experiência contida em nosso envelhecimento.


E que o poema de Olavo Bilac traga luz e alegria nessa data simbólica.


Velhas Árvores


Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas
Vencedoras da idade e das procelas …
O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres da fome e de fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.
Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo. Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,
Na glória de alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!
Um lindo dia!”


Artigo originalmente publicado em TRT-RJ - Últimas Notícias.

Scroll to Top